INFORMATIZAÇÃO:  POR ONDE COMEÇAR?

Muito se tem falado e escrito sobre o processo de informatização. As livrarias Estão cheias de livros sobre o tema e cada empresa que atua neste seguimento tem a sua própria receita a qual procura vender. Em suma, encontramo-nos em uma verdadeira torre de Babel, onde cada qual vende o seu peixe falando uma linguagem diferente. Quem sofre mais com isso é o empresário, que, sendo completamente leigo no assunto, fica inteiramente perdido.
Bem, pode pensar o meu caro leitor, esse sujeito que está escrevendo estas palavras é mais um chato de plantão. Meu caro amigo, você tem todos os motivos para desconfiar. Entretanto, peço-te, leia este comentário até o fim, pois quero lançar algumas idéias para que você reflita. Pondere com paciência.
Com certeza, você já ouviu falar de planejamento, plano diretor de informática e outras coisas mais. A Informática é muito rica em "palavrões". Mas, afinal o que é isso? Para que serve? Por que eu preciso disso? Por onde eu começo?
Não tenho a pretensão de tomar o teu tempo e fazer uma dissertação sobre o assunto. De fato este é um tema polêmico e longo.A idéia principal que eu te ofereço para reflexão, meu caro leitor, é a seguinte: Se você tem interesse sobre o tema ou a tua empresa está inclinada a partir para uma solução informatizada, antes de mais nada pesquise, estude casos, visite empresas e feiras , e, se não for pedir muito, meu amigo, vença este grande ponto fraco de nós brasileiros: Leia!!! Qualquer planejamento em qualquer área sempre começa pela pesquisa.

[ Orlando Santos ]

Volta para página inicial