Instalação Lógica de Redes Locais


 

Cabeamento

SISTEMA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO

 

A  ABS  Automação  possui  equipe  formada para atender sua loja quanto a necessidade de  montagem   de   redes  locais,  utilizando sempre  materiais  que  atendam  as normas em vigor (ANSI, TIA, EIA).

 

O que é cabeamento estruturado?

Redes de Computadores: Cabeamento

Para que computadores funcionem em conjunto em uma rede, são necessários equipamentos como placas de rede e cabos, ou ainda modems. Dependendo do tipo e tamanho da rede, equipamentos extras serão também. A indústria tem padronizado três tipos de meios físicos usados para comporem a camada física: cabos coaxiais, cabos par-trançado e fibra ótica, que descreveremos a seguir. As taxas de transmissão que podem ser suportadas por esses meios são medidas em milhões de bits por segundo, ou Mbps.

Cabo coaxial

É composto de um centro condutivo, envolto por uma camada isolante, e novamente envolto por uma camada condutora. É bastante resistente a interferências - bem mais resistente do que os cabos par-trançado. Cabos coaxiais são melhores do que cabos par-trançado para longas distâncias e conseguem maiores taxas de transmissão que estes últimos, sem precisar contar com equipamentos extras.

Para ligar esse tipo de cabo na placa de rede de um computador, é necessário um conector (o mais utilizado é o conector BNC - Thin Ethernet) e um T.

·         Vantagens:

·         baixos custos de manutenção;

·         topologia simples de implementar;

·         resistência à ruídos e interferências;

·         Desvantagens:

·         distâncias limitadas;

·         baixo nível de segurança;

·         difícil de fazer grandes mudanças na topologia da rede.

Cabo par trançado

Esse tipo de cabeamento é composto por dois pares de fios (ou 4 pares ) envoltos por uma camada isolante. Esse tipo de cabeamento é o mais utilizado atualmente e, apesar de ser mais barato do que o coaxial, o custo total da rede é maior pelo fato de necessitar de equipamentos extras (como hub, por exemplo). O conector utilizado é o RJ-45.

Fibra óptica

Fibras ópticas são usadas para carregar sinais digitais na forma pulsos de luz modulados. Uma fibra óptica consiste de um cilindro de vidro, envolvido por uma camada de vidro concêntrica.


Retorna a página principal