A importância do treinamento

A maior parte dos equipamentos disponíveis para o varejo precisam de pessoas para operá-los.

Existe uma falsa idéia de que a compra de equipamentos para a Automação Comercial significa a dispensa de funcionários. O que tem se observado na prática é que funcionários bem treinados proporcionam aumento de produtividade. Este aumento é conseguido porque em todas as operações realizadas na loja haverá uma considerável redução no tempo gasto e nos erros antes cometidos, aumentando com isso a eficiência dos controles adotados.

Quando os funcionários percebem que está havendo investimento no seu aprimoramento profissional, eles sentem-se altamente motivados e isso é sinônimo de aumento na produtividade.

Para que o processo de treinamento obtenha êxito, você deve observar os seguintes aspectos:

selecione as pessoas que serão treinadas de acordo com as atividades que elas desempenham;

aqueles que não possuem conhecimentos anteriores sobre o assunto, devem ser submetidos a um curso de Introdução à Informática ou ao sistema que será utilizado;

os treinamentos devem ser feitos por empresas especializadas;

para reduzir seus custos, consulte as associações de classe; muitas delas oferecem essas opções a custos subsidiados para seus associados.

Mesmo após terminado o período de treinamento, os funcionários devem continuar sendo avaliados e treinados continuamente. Isso pode ocorrer através de períodos de experiência na loja, cujo acompanhamento é feito por um funcionário com maior experiência.

Através do seu próprio exemplo incentive seus funcionários a se manterem atualizados, participando de cursos e palestras. Deste modo, eles perceberão que a tecnologia impõe desafios diários e quanto melhor preparados eles estiverem, maiores serão as chances de crescimento profissional.

Volta para página inicial